RECEITA
Pão sem glúten e sem lactose

Tem aumentado o número de pessoas que querem (ou precisam) adotar uma dieta sem glúten, apenas substituindo a farinha nas receitas das suas memórias afetivas. Assim, segue uma dica para você testar nas suas receitas. Para substituir uma xícara de farinha de trigo, por exemplo, misture ½ xícara de farinha de arroz, três c. s. de fécula de batata, uma c. s. de polvilho doce e ½ c. s. de goma xantana – um aditivo natural obtido pela fermentação de cereais que pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e que vai permitir que a mistura de farinhas fique com características semelhantes à mistura com glúten. Experimente e depois nos conte como ficou.

E para comemorar o Dia do Cliente, aproveitando este desconto na compra do pacote de 500 g da Farinha de Arroz Integral, que tal fazer um pão pra acompanhar o cafezinho da tarde? Você vai precisar de:

. 3 ovos

. ½ xícara de óleo

. 1 c. s. de açúcar demerara

. 1 c. c. rasa de sal marinho

. 1 xícara de água

. 1 xícara de farinha de arroz

. ½ xícara de polvilho doce

. 1 c. s. de fermento biológico (parta pão)

Opcional: enriquecer com 1 c. s. de linhaça ou chia e 1 c. s. de flocos de quinoa, aveia, amaranto ou outro similar.

  • Misture tudo no liquidificador (fica bem líquido mesmo, mas não se preocupe, pois depois de assado estará com uma ótima consistência);

  • Despeje numa forma de pão untada com óleo e farinha de arroz;

  • Decore se quiser com sementes de girassol, gergelim ou abóbora;

  • Asse em forno pré-aquecido a uma temperatura de 200o por uns vinte minutos (mas teste no seu forno para ver o tempo e a temperatura ideais).

 

Aí é só esperar esfriar um pouco, desenformar, experimentar e nos dizer o que achou. Mas o que “eu vou passar no pão”? O que quiser.

 

Feliz Dia do Cliente!

Obs.: c. s. = colher de sopa

            c. c. = colher de café