Alguns alimentos podem nos deixar mais felizes

Atualizado: Jul 5


Redação: Gilmar Dall´Stella

Edição: Ana Cristina Stabelito Dall´Stella

MTB 25.971


E não se trata apenas do sabor de alguns deles que nos dão prazer. Estudos científicos revelam que alguns alimentos têm propriedades capazes de provocar uma sensação de bem-estar. Um exemplo são os alimentos que contém potássio, considerado um dos principais nutrientes da felicidade.

De acordo com a nutricionista Roseli Rossi, em matéria publicada na exame pela jornalista Luciana Carvalho, em 2015, o potássio desempenha um papel decisivo na regulação do sistema nervoso e na manutenção da saúde dos vasos sanguíneos. Ele também aumenta a produção de neurotransmissores, principalmente de serotonina, que promove aquele estado paradisíaco de “estar de bem com a vida”. Já sua ausência pode contribuir drasticamente para o mau humor, a depressão e ainda causar hipertensão arterial e osteoporose.

Portanto, alimentos ricos em potássio, como a banana e o espinafre, são alguns exemplos do que pode nos deixar mais felizes. Alguns nutricionistas chegam a afirmar que o espinafre é um maravilhoso alimento para quem sofre com depressão ou doenças degenerativas. Afinal, não deve ser à toa que o personagem de desenho animado Popeye se fortalece e renova suas energias quando ingere este alimento.

Além da banana e do espinafre, o potássio está presente em diversas frutas, cereais, hortaliças e leguminosas. Os cientistas agrônomos Nyle C. Brady e Ray R.Weil já verificaram que a ingestão de alimentos ricos neste mineral promove uma significativa redução no risco de acidente vascular cerebral e de doenças cardíacas.

Um dos maiores prazeres da vida, sem dúvida, é comer. Mas se alimentar bem pode nos dar algo muito além do prazer momentâneo: tem o poder “mágico” de nos tornar pessoas continuamente mais felizes.


30 visualizações0 comentário